sábado, 20 de junho de 2015

A TRAGÉDIA GREGA



          A não ser que aconteça uma reviravolta inesperada nas posições extremadas do actual governo grego e dos responsáveis pelas instituições credoras da Grécia, tudo indica que a Grécia irá sair em breve da zona euro e depois da própria União europeia. O governo grego está convencido de que os alemães irão ceder à ultima hora, pois o futuro do projecto europeu a isso os obrigará. Nisto consiste a chantagem. Mas, apesar da consciencia do risco de desmembramento a prazo da UE que a Alemanha enfrenta com a manutenção deste braço de ferro, creio que os credores não irão desarmar, pois seria abrir um precedente para casos semelhantes (como o portugues e o espanhol) que certamente não perderiam a oportunidade para reclamar iguais benfeitorias .
         Enquanto os europeus se preparam para o embate na intenção de minorar ao máximo as consequencias devastadoras que o abandono da Grécia da União vai provocar, os gregos continuam numa inconsciente letargia (à espera de Godot), sem mostrarem preocupação maior pelo deflagramento duma situação por eles provocada e que vai pôr definitivamente em risco a sua subsistencia como país independente. Não vai ser o recurso à ajuda russa (que esfrega as mãos de contente com esta situação) ou a submissão militar aos ditames da NATO (a partir da Turquia vizinha) que irão salvar a Grécia da bancarrota certa que uma saida precipitada da UE vai provocar no país.
          E a UE? Aguentará incólume este embate? Tambem não creio. Não me parece contudo que, à semelhança do que ocorrerá na Grécia (a questão da Macedónia e a próximidade da Turquia a isso sugerem), a UE se venha a desfazer aos bocados. Será certamente uma ocasião para se avançar decididamente para uma integração mais institucional do continente, que evite cisões futuras. Não excluo tambem que esse aprofundamento institucional venha a cobrir outras áreas de preocupação vital para os europeus, como é o tratamento do caso dos imigrantes ilegais provenientes do norte de África. Uma tragédia nunca vem só e às vezes até traz soluções que de outro modo seriam impossiveis de alcançar.

                            ALBINO ZEFERINO                    20/6/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário