sábado, 17 de maio de 2014

O REGRESSO ÀS AULAS


          Hoje é dia de festa na escola C+S da Portugália. É o dia em que os alunos regressam às aulas já sem a tutela duns gajos que não os deixavam brincar à vontade. Tinham sido chamados à pressa há 3 anos pela Comissão de Pais que, de cabeça perdida à vista da anarquia reinante na escola dos seus filhos onde ninguem parecia ter mão neles, contrataram uns gajos duros e impiedosos que impuseram aos alunos uma disciplina que eles nunca tinham conhecido antes. Após 40 anos da abertura da nova escola C+S, criada sobre os escombros da velha escola de Nossa Senhora da Piedade nascida nos idos de 1926, que os alunos da nova escola se habituaram a fazer o que lhes dava na gana. Faltavam às aulas sem qualquer justificação, tomavam drogas na escola à vista uns dos outros, batiam-se entre si e batiam nos outros, ameaçavam, gritavam, ofendiam e batiam nos professores, levavam armas para a escola e exibiam-nas abertamente nas aulas, fumavam durante as aulas e entravam e saiam das salas sem dar quaisquer explicações aos professores, faziam marmelada e sexo entre eles pelos cantos da escola sem pudor (e até nas salas de aula) e sobretudo não estudavam nem aprendiam nada. Depois de muito meditar e dada a inoperância do director da escola - um tal Sócrates, que se julgava filósofo como o grego, embora nem licenciado fosse - os pais desesperados contrataram uma firma especializada em saneamentos chamada troika que aplicou às crianças rebeldes um plano - a que chamaram memorando de entendimento - para os meter na linha. O plano foi de tal forma violento que pôs a gandulagem a pão e água. Os alunos, impedidos de fazerem o que lhes dava na gana, exasperavam pelo fim da tutela saneadora da troika para, de novo, poderem dar largas aos seus baixos instintos e inconsciente comportamento. Pudera. Os pais deles, tão preocupados agora que eles não ligavam nenhuma às suas admoestações, tinham feito exactamente o mesmo quando tinham a idade deles.
          Depois da festa comemorativa da partida da troika da Portugália, o que será agora o ensino na escola já sem a tutela saneadora? Será que os meninos passarão a ser pontuais e ordeiros nas aulas sem que o agente da troika os intime? Será que seguirão atentamente as explicações dos professores sem recalmar e sem os interromper com imbecilidades e impertinências? Será que respeitarão a autoridade dos professores necessária para o normal funcionamento da escola? Será que se absterão de praticar actos proibidos e imorais na escola e deixarão de se agredir e cometer bulling por tudo e por nada? Será que aprenderam alguma coisa da intervenção da troika na escola C+S da Portugália?
          Receio bem que esta curta intervenção saneadora tenha provocado mais repulsa do que trazido algum juizo às pobres cabecinhas destes imbecis. O que receio verdadeiramente é que tudo volte a ser como dantes e que a próxima intervenção da nova troika seja já à bruta e sem as contemplações que a que hoje se vai embora utilizou no seu paciente labor saneador. Deus nos livre disso!

                                            ALBINO ZEFERINO                                   17/05/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário