terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



                                                   JOGOS  DE  GUERRA  (2ª  PARTE)

          1. ENQUADRAMENTO GEO-POLÍTICO:

                    ENQUANTO A EUROPA SE VAI DESFAZENDO COM OS SEUS SUCESSIVOS CONSELHOS DE LÍDERES SEM ESTRATÉGIA, APENAS FIXADA NA SALVAÇÃO DO EURO, MOEDA FICTÍCIA SEM BASE DE SUSTENTAÇÃO ECONÓMICA, A GUERRA VAI PREPARANDO-SE NOUTRAS PARAGENS MAIS A LESTE.  APROVEITANDO-SE DA TRAGÉDIA SÍRIA, O IRÃO, ARMADO FINALMENTE COM A BOMBA ATÓMICA COM A AJUDA DOS RUSSOS, PONDERA ATACAR NUCLEARMENTE ISRAEL. OS E.U.A. AMEAÇAM O IRÃO COM RETALIAÇÕES TAMBEM NUCLEARES, ENQUANTO O CONSELHO DE SEGURANÇA SE ANULA COM OS VETOS SISTEMÁTICOS DA RUSSIA E DA CHINA.
                    A CHINA, POR SEU TURNO, ULTIMA O REARMAMENTO DEFINITIVO DO SEU PODEROSO EXÉRCITO, MUNINDO-O COM AS MAIS MODERNAS E LETAIS ARMAS COPIADAS DA TECNOLOGIA NORTE-AMERICANA, ENQUANTO SOLIDIFICA A SUA PRESENÇA EM ÁFRICA E NA AMÉRICA LATINA COM OS SEUS INVESTIMENTOS E A SUA DIÁSPORA ESMAGADORA.
                    NA ÁFRICA DO NORTE, O REGIME ARGELINO VAI IMPONDO-SE AOS SEUS VIZINHOS COM AJUDA DOS RUSSOS DE PUTIN, AINDA CONFUNDIDOS PELAS "PRIMAVERAS ÁRABES" QUE, COMO COGUMELOS, LHES ESTALARAM NAS MÃOS.

          2. CAUSAS PRÓXIMAS:

                    PRETEXTANDO UMA PRETENSA TENTATIVA ISRAELITA DE ANIQUILAMENTO DEFINITIVO DO "HAMAS", O IRÃO LANÇA UM ATAQUE NUCLEAR MACISSO CONTRA ISRAEL, PULVERIZANDO O PAÍS E CONTAMINANDO RADIOLOGICAMENTE TODA A REGIÃO DO MEDIO ORIENTE E DO MEDITERRANEO ORIENTAL.
                    REAGINDO A FRIO, OS NORTE-AMERICANOS BOMBARDEIAM SISTEMATICAMENTE TEERÃO A PARTIR DAS SUAS BASES AEREAS NO IRAQUE E NO KUWAIT, ATÉ DEIXAR A ANTIGA CAPITAL IMPERIAL REDUZIDA A ESCOMBROS E AS FORÇAS ARMADAS IRANIANAS DESTROÇADAS.
                    TODA A EUROPA ORIENTAL COMEÇA PROGRESSIVAMENTE A FICAR CONTAMINADA, CHEGANDO AS NUVENS RADIOACTIVAS ATÉ À ESCANDINÁVIA, AMEAÇANDO DIZIMAR AS ESCASSAS POPULAÇÕES DA REGIÃO.  SUCESSIVOS CONSELHOS EUROPEUS NÃO CONSEGUEM POR-SE DE ACORDO NUM PLANO DE DESNUCLEARIZAÇÃO CONJUNTO E A ALEMANHA E A GRÃ-BRETANHA COMEÇAM A REARMAR-SE.   EM FRANÇA E NOUTROS PAÍSES IRRELEVANTES, ESQUERDAS E DIREITAS DEBATEM NOS RESPECTIVOS PARLAMENTOS A ATITUDE A TOMAR PERANTE OS ACONTECIMENTOS BÉLICOS QUE SE SUCEDEM.
                     RUSSIA E CHINA ASSINAM SECRETAMENTE (MAS DE FORMA A QUE TODA A IMPRENSA INTERNACIONAL SE DÊ CONTA) UM PACTO DE NÃO-AGRESSÃO À MARGEM DAS N.U. E DA COMUNIDADE INTERNACIONAL, ONDE EVITAM MENCIONAR OS SEUS DIFERENTES (E ATÉ ANTAGÓNICOS) PONTOS DE VISTA SOBRE O DESENROLAR DO CONFLITO QUE SE VAI ALASTRANDO.
                     E. U. A. E GRÃ-BRETANHA REUNEM CONJUNTAMENTE OS SEUS ESTADOS-MAIORES DEIXANDO OS ALEMÃES PROPOSITADAMENTE DE LADO.  NUMA VISITA RELAMPAGO A MOSCOVO, A CHANCELER MERKEL ANUNCIA UMA COINCIDENCIA DE PONTOS DE VISTA ENTRE ALEMÃES E RUSSOS QUANTO À EVOLUÇÃO DO CONFLITO.  OS PIIGS DA EUROPA CONTINUAM A DISCUTIR NOS SEUS PARLAMENTOS QUAL A MELHOR SAÍDA PARA A CRISE QUE REBENTOU LÁ FORA.

          3. EVOLUÇÃO DO CONFLITO:

                    FORÇAS CONJUNTAS NORTE-AMERICANAS E BRITÂNICAS (APOIADAS POR UNIDADES CANADIANAS E AUSTRALIANAS) ENTRAM NA U.E. ATRAVÉS DAS BASES AÉREAS MILITARES NORTE-AMERICANAS NA ALEMANHA, EM ESPANHA E NOS CONTAMINADOS PAÍSES DO LESTE EUROPEU, OCUPANDO OS PONTOS ESTRATÉGICOS E MILITARES DOS VÁRIOS PAÍSES E INSTAURANDO UM REGIME MILITAR EM TODA A UNIÃO, SUBORDINADO ÀS DIRECTIVAS EMANADAS DO QUARTEL GENERAL DA NATO EM BRUXELAS E DO SHAPE EM MONS.
                   RUSSOS E ALEMÃES INSTALAM QG CONJUNTOS EM ARGEL, ORAN E CONSTANTINE, NA ARGÉLIA E TRIPOLI E BENGAZI, NA LÍBIA, A PARTIR DOS QUAIS CONTROLAM O MEDITERRANEO E O PETRÓLEO ARGELINO E LÍBIO.  ESPANHA (NUM GESTO MUITO DELES) OFERECE GIBRALTAR AO CONTROLE GERMANO-RUSSO, A TROCO DO ESTATUTO DE NÃO-BELIGERANCIA.  OS AMERICANOS DA BASE DE ROTA (CERCA DE CÁDIZ) ENTRAM IMEDIATAMENTE DE PREVENÇÃO E A 5ª ESQUADRA DESLOCA-SE A TODA A VELOCIDADE EM DIRECÇÃO DO ESTREITO.  MARROCOS PEDE A NÃO-BELIGERANCIA TENTANDO ASSIM EVITAR UMA INVASÃO ARGELINA.  A POSIÇÃO PORTUGUESA CONTINUA PENDENTE DE ACORDO PARLAMENTAR QUE CADA VEZ ESTÁ MAIS DISTANTE (COMO SE SABE, CABE AO PARLAMENTO A DECLARAÇÃO DO ESTADO DE GUERRA EM PORTUGAL).
                    O MÉDIO-ORIENTE ESTÁ DESFEITO PELOS BOMBARDEAMENTOS NUCLEARES E COMEÇA A FALTAR PETRÓLEO.  INSTALA-SE PENURIA NA EUROPA E HORDAS DE EMIGRANTES SAEM DE LISBOA, DE VIGO, DE SANTANDER, DE BORDÉUS E DE LA ROCHELLE EM DIRECÇÃO ÀS AMÉRICAS.  AS LINHAS AÉREAS EUROPEIAS FORAM REQUISITADAS PELAS AUTORIDADES AMERICANAS E FAZEM APENAS TRANSPORTE DE TROPAS DE UM LADO PARA OUTRO DO PLANETA.
                    A CHINA, POR SEU TURNO, OCUPA MILITARMENTE TODO O SUESTE ASIÁTICO COM A AQUISCENCIA RUSSA E A INDIFERENÇA JAPONESA, ORDENADAMENTE E SEM ALARIDO NEM RESISTENCIA.  MESMO A COREIA DO SUL (O UNICO PAÍS QUE AMEAÇOU REAGIR) CAI 2 DIAS DEPOIS DA INVASÃO, À FALTA DE APOIO NORTE-AMERICANO.  A UNIÃO AFRICANA (APENAS COM AS RECUSAS DA NIGÉRIA E DA R.A.S.) MANIFESTA  O SEU APOIO À CHINA, PERMITINDO A INSTALAÇÃO DE TROPAS CHINESAS NAS CIDADES COSTEIRAS DO CONTINENTE.
                    OS SUL-AMERICANOS, MANIFESTANDO UMA INSUSPEITA SOLIDARIEDADE, CONGREGAM-SE À VOLTA DO BRASIL, QUE RECLAMA NA O.N.U. UM ESTATUTO DE NÃO-BELIGERANCIA PARA TODO O SUB-CONTINENTE.  ÍNDIA E PAQUISTÃO, JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ, MANIFESTAM SOLENEMENTE O SEU APOIO AO ANTIGO COLONIZADOR, MAS RESSALVANDO O SEU APOIO AOS E.U.A.

          4. O DESFECHO:

                    PROGREDINDO PARA OESTE SEM QUALQUER RESISTENCIA, TROPAS ALEMÃS
VÃO OCUPANDO SUCESSIVAMENTE A FRANÇA, O BENELUX, A ITÁLIA, A AUSTRIA, AS BALCÃS E FINALMENTE A PENINSULA IBÉRICA.  ENTRAM EM LISBOA ONDE INSTALAM UM ESTADO MAIOR CONJUNTO INTER-ARMAS DESTINADO A COORDENAR A DEFESA DO CONTINENTE CONTRA EVENTUAIS ATAQUES AERO-NAVAIS ANGLO-AMERICANOS. A NORTE, O CANAL DA MANCHA É COMPLETAMENTE MINADO PELOS ALEMÃES, FICANDO INTERDITADO À NAVEGAÇÃO MARITIMA E AEREA E ISOLANDO ASSIM A GRÃ-BRETANHA DO RESTO DA EUROPA.
                     DE IGUAL MODO, O EXERCITO VERMELHO VAI OCUPANDO OS TERRITÓRIOS A OESTE ATÉ CHEGAR À LINHA DO ODER-NEISSE DE MODO A FORMAR, COM OS TERRITÓRIOS OCUPADOS PELA ALEMANHA, UMA GRANDE EUROPA DE LISBOA A VLADIVOSTOK. ALI INSTALA O QUARTEL-GENERAL CONJUNTO DAS FORÇAS RUSSO-GERMANICAS DO LESTE, DESTINADO A COORDENAR A DEFESA CONTRA O GIGANTE CHINES.
                    NA MARGEM SUL DO MEDITERRANEO É CRIADO EM ARGEL UM TERCEIRO QUARTEL-GENERAL CONJUNTO RUSSO-GERMANICO QUE, COM O APOIO LOGISTICO DO EXERCITO ARGELINO, ESTABELECE A LIGAÇÃO COM OS PAÍSES A SUL DO SAHARÁ CONTROLADOS PELOS CHINESES.

          5. A SITUAÇÃO FINAL:

                    COM O NORTE DA EUROPA CONTAMINADO RADIOACTIVAMENTE, OS E.U.A. DESMEMBRADOS E FALIDOS, A GRÃ-BRETANHA ISOLADA DO RESTO DA EUROPA E A IRLANDA DESMILATIRIZADA, A ÁFRICA EXANGUE E ENTREGUE IMPLICITAMENTE À CHINA E A AMERICA LATINA NEUTRAL, O MUNDO VOLTA A SER BIPLOAR.  DE UM LADO, A ALEMANHA E A RUSSIA COMPARTILHANDO UMA NOVA EUROÁSIA DE MAIS DE UM MILHÃO E MEIO DE PESSOAS, SUBORDINADAS A UM REGIME FEROZ DE AUSTERIDADE MILITAR FORÇADA E A TOQUE DE CAIXA;  DO OUTRO LADO, O IMPÉRIO DO MEIO RECONSTITUIDO, COM OS PAÍSES INDO-CHINESES OCUPADOS PELAS TROPAS CHINESAS E O JAPÃO SUBJUGADO, EXERCENDO PRESSÃO CONSTANTE SOBRE A INDONÉSIA E AS FILIPINAS, QUE AOS POUCOS E POUCOS VÃO CEDENDO AO TSUNAMI CHINES, O MUNDO VOLTA A NASCER. COM MENOS LIBERDADE, MENOS SOLIDARIEDADE E MAIS DISCRICIONARIDADE. GANHOU-SE ALGUMA COISA?

                                          ALBINO ZEFERINO                       19/02/2013
                    

Sem comentários:

Enviar um comentário