quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
A CRISE E A AUSTERIDADE
TRES ACONTECIMENTOS DE RELEVANCIA POLITICA CONSIDERÁVEL OCORRERAM ESTA SEMANA EM PORTUGAL E QUE CONSTITUEM A MEU VER MOTIVO DE REFLEXÃO DETALHADA. REFIRO-ME À CARTA QUE SEGURO ESCREVEU A BARROSO NO RESCALDO DA COMÉDIA COSTA, À ESCANDALOSA INVESTIDA COMUNISTA CONTRA AS POLITICAS DE AUSTERIDADE E ÀS SUCESSIVAS BOIADAS SOFRIDAS POR RELVAS QUE ESTÃO A DENEGRIR INTOLERAVELMENTE A IMAGEM DO GOVERNO.
1.EXIGE PURA E SIMPLESMENTE SEGURO A BARROSO NUMA PESPORRÊNCIA DIFICIL DE ENTENDER NUM POLITICO CONTESTADO PELOS SEUS PRÓPRIOS CORRELEGIONÁRIOS E IGNORANTE DAS CONSEQUENCIAS DOS SEUS ACTOS POLITICOS NA JÁ DEPAUPERADA IMAGEM EXTERNA DESTE POBRE PAÍS: MAIS TEMPO PARA PORTUGAL PAGAR AS SUAS DÍVIDAS, COM JUROS MAIS BAIXOS DO QUE OS ACORDADOS E AINDA POR CIMA UM ADIAMENTO NO PAGAMENTO DESSES MESMOS JUROS.SERIA MAIS OU MENOS COMO SE MADAME SEGURO SE DIRIGISSE À MERCEARIA DO BAIRRO ONDE COSTUMA SERVIR-SE COMUNICANDO DE PASSAGEM AO MERCEEIRO QUE JÁ NÃO PAGARIA O FIADO PARA A SEMANA CONFORME AJUSTADO COM ELE MAS NO PRÓXIMO MÊS, COM JUROS MAIS BAIXOS DO QUE TINHA COMBINADO COM O HOMEM E AINDA POR CIMA COM UM PERIODO DE CARENCIA A DEFINIR.QUE RESPOSTA ESPERARIA? E SE AINDA SEM RESPOSTA PEDISSE MAIS FIADO AO MERCEEIRO? SERIA QUE O HOMEM, CANSADO DE TANTO CALOTE, FIARIA MAIS ALGUMA COISA À MADAME SEGURO?
2.MANCOMUNADO COM A INTERSINDICAL, O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUES PROSSEGUE A SUA DESESPERADA INVESTIDA GREVISTA CONTRA AQUILO QUE CLASSIFICA DE POLITICA GOVERNATIVA DA DIREITA DESTINADA A DESTRUIR AS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO (POR SI SÓ RESPONSÁVEIS PELOS DESMANDOS E DESVIOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DESTE POBRE PAÍS À DERIVA). SEM QUALQUER ESPÉCIE DE VERGONHA, OS GREVISTAS ANUNCIAM OS PROTESTOS DE RUA PREVISTOS ATÉ AO INICIO DO PRÓXIMO MÊS. SÃO DEZ AS MANIFESTAÇÕES PROMOVIDAS PELOS COMUNISTAS EM ESCASSOS DEZ DIAS. UMA POR DIA EM MÉDIA E INTERLIGADAS ENTRE SI. TODAS NOS SECTORES DOMINADOS PELO PC: TRANSPORTES PUBLICOS, ESTIVA, PROFESSORADO E O NOVO MOVIMENTO "ÁGUA PARA TODOS". EM SUMA, 10% DA POPULAÇÃO REVOLTADA CONTRA OS RESTANTES 90% RESOLVE PARAR O PAÍS COM A AQUISCÊNCIA DAS AUTORIDADES E PROTEGIDA PELO GUARDA-CHUVA CONSTITUCIONAL. JÁ SE VIU ISTO NUM PAÍS QUE SE PRETENDE CIVILIZADO?
3.TODA A GENTE JÁ SE APERCEBEU (SÓ ELE É QUE AINDA NÃO) DE QUE RELVAS FOI UMA MÁ ESCOLHA PARA O GOVERNO. NÃO SE TRATA DO HOMEM EM SI QUE ATÉ SE ESFORÇA POR SER SIMPÁTICO E APARENTA ENERGIA, MAS DO POLITICO INESCRUPULOSO E VIDEIRINHO (COMO SE DIZ LÁ NO NORTE) QUE NÃO FAZ O QUE DIZ NEM DIZ O QUE NÃO FAZ. DO QUE LHE FOI ENTREGUE, NO ESSENCIAL, NADA FEZ. REFORMA AUTÁRQUICA, PRIVATIZAÇÃO DA RTP E COORDENAÇÃO POLITICA DO GOVERNO AINDA NÃO APARECERAM JÁ SE FALA EM QUEDA DO GOVERNO. RELVAS ESTÁ MANIFESTAMENTE NO LUGAR ERRADO. DEVERIA TER CONTINUADO COMO SECRETÉRIO-GERAL DO PARTIDO CONTROLANDO AS BASES E PROMETENDO-LHES O CÉU, AO MESMO TEMPO QUE FARIA DE SEU PORTA-VOZ JUNTO DO GOVERNO FINGINDO DEFENDER OS INTERESSES DO PARTIDO NAS REFORMAS IMPLEMENTADAS PELO GOVERNO. AS BOIADAS A QUE SE TEM SUJEITADO (A ÚLTIMA NO ESQUERDIZANTE ISCSTE FOI DE PALMATÓRIA) REVELAM O POUCO SENSO DO MINISTRO QUE SE EXPÕE INUTILMENTE A VEXAMES, EM VEZ DE COMPREENDER QUE A SUA DEMISSÃO VOLUNTÁRIA SERIA MUITO MAIS ÚTIL À IMAGEM DESGASTADA DO GOVERNO DO QUE EVENTUAIS MOSTRAS DE VITALIDADE EM QUEM NINGUEM JÁ ACREDITA.
4.ESTES TRES ACONTECIMENTOS TÊM UMA COISA EM COMUM. REVELAM UM PROVINCIANISMO POLITICO QUE RAIA O SUBDESENVOLVIMENTO (NÃO NOS SURPREENDAMOS QUE OS NOSSOS PARCEIROS EUROPEUS NOS APELIDEM DE AFRICANOS) E EMBORA NÃO ACARRETEM CONSEQUENCIAS DANOSAS IMEDIATAS, TRANSMITEM UMA IMAGEM DE PORTUGAL EM QUE A MAIORIA DOS PORTUGUESES NÃO SE REVÊ E QUE REPUDIA. SAIBAM OS NOSSOS POLITICOS COMPORTAR-SE, DIGNIFICANDO A FUNÇÃO PARA A QUAL FORAM ELEITOS E NÃO ENVERGONHANDO AQUELES QUE REPRESENTAM. ENQUANTO O PAÍS NÃO FOR VERDADEIRAMENTE REFUNDADO NÃO NOS ENDIREITAREMOS NESTA VIAGEM AVENTUROSA EM DIRECÇÃO À CIVILIZAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO. POR MENOS DO QUE ISTO, POVOS MAIS IMPORTANTES E MAIS ANTIGOS DO QUE NÓS DESAPARECERAM DO MAPA.
ALBINO ZEFERINO 21/02/2013
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário