Hoje resolvi fazer comentários pequenos a pequenas noticias. Vamos a eles.
1º - Corrupção na Petrobrás - Parece ter chegado ao fim o sonho Petista. O mensalão do Lula e agora o assalto à Petrobrás da Dilma acabaram com as veleidades de transformar o Brasil do eterno país do futuro no progressivo membro dos BRIC´s ao lado da Russia, da China e da India. A Russia está de rastos com a queda do preço do petróleo, a China atravessa um momento de estagnação sem saber como continuar a defender o comunismo face às tentações capitalistas que o desenvolvimento acelerado dos últimos anos trouxe e a India ainda não conseguiu compatibilizar as suas tradições de casta e de religião com o desenvolvimento desenfreado das novas tecnologias. Os BRIC`s já foram. Agora são de novo os americanos quem dá cartas.
2º - A Grécia precisa de amor - Ultima das gaffes de Junker que aparentemente governa por soundbites. Depois do disparatado anuncio da criação do exército europeu, tenta conquistar os desesperados gregos com canções de amor. Mais teria valido aos alemães terem assumido a liderança da Comissão tendo lá colocado o matarrruano do Schultz, deixando-se de intermediários. Parece que não aprenderam nada com o Barroso. Com Schultz as coisas teriam corrido mais claras com os gregos e menos duvidosas do que com Junker. A ver vamos!
3º- As advertências de Horta Osório - AHO é o paradigma do portugues vencedor. Não contente por ser considerado um grande banqueiro internacional (feito nunca conseguido por qualquer outro compatriota), Osório não escapa à tentação de dar opiniões sobre tudo. Agora é sobre politica. Porque razão os portugas que vencem num determinado sector se julgam omniscientes, não resistindo a dar bocas sobre tudo e sobre todos? O que sabe AHO de politica? Não lhe basta dar cartas na Banca? Não deveria antes preocupar-se com o trabalho do seu pupilo Cunha no Novo banco, numa altura em que o Estado se arrisca a ter que meter mais uns milhares de milhões na porcaria resultante das manobras dos Espíritos?
4º - A comissão de inquérito ao caso BES - Continua a saga parlamentar! Quando ninguem sabe o que deve fazer quando é confrontado com um terramoto como aquele que resultou da estrepitosa queda do BES, o Parlamento (que tudo pode sem saber e que tudo sabe sem poder) surge com mais uma comissão de inquérito que normalmente não conduz a nada, servindo apenas de entretém para o pagode enquanto o assunto ainda interessa. Quando deixa de interessar arquiva-se.
5º - Maria Luis Albuquerque (sempre ela!) põe de novo o dedo na ferida. São precisos melhores gestores nas empresas portuguesas. A capacidade de gestão dos tugas é manifestamente débil. Sabe-se que para além de pastelarias (e similares) construção civil (e quejandos) e tabacarias (e equivalentes) pouco mais há que atraia a capacidade gestora do tuga. Porque não fazer como espanhois, ingleses, franceses, holandeses, belgas e demais países europeus descomplexados e pragmáticos e importar gestores profissionais estrangeiros que não se deixam amedrontar com temores reverenciais pelos governos ou corromper com favores especiais pelos concorrentes?
6º - A libertação de Sócrates - Como querem estas almas amigas que o sujeito seja libertado se cada vez surgem mais provas das suas vilezas? Parece que, mesmo preso, o bicho conseguiu ocultar aos investigadores documentos que mostravam como pagou várias despesas de viagens e estadias em hoteis, assim como várias obras de arte que teriam sido adquiridas pelo amigo compincha Santos Silva e colocadas na casa de Sócrates.
7º - A 41ª greve do Metro - Desde 2011 os esforçados trabalhadores do metropolitano de Lisboa fizeram 41 greves. Quando é que essas almas percebem que não é abusando da lei (é manifestamente um abuso incomodar a população 41 vezes em 4 anos (quase 1 vez por mes) quando se sabe que não vão conseguir nada a não ser incomodar as pessoas abusando da sua credulidade e ignorancia)?
Por hoje é tudo. Até à próxima.
ALBINO ZEFERINO 17/3/2105
Sem comentários:
Enviar um comentário