´HOJE EM DIA FALA-SE MUITO DE ESTRATÉGIA NACIONAL. ESTRATÉGIA PARA ISTO, ESTRATÉGIA PARA AQUILO. É UM POUCO A TRANSPOSIÇÃO DA LINGUAGEM FUTEBOLISTICA PARA A POLITICA. O QUE SERÁ ENTÃO A ESTRATÉGIA NACIONAL DE QUE OS POLITICOS E OS JORNALISTAS TANTO FALAM? A ESTRATÉGIA É O MODO COMO SE ATINGE UM OBJECTIVO UTILIZANDO UMA TÁCTICA ADEQUADA. OU SEJA, A DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA ESTÁ DEPENDENTE DE UM OBJECTIVO A ATINGIR. E PARA UM OBJECTIVO PODER SER DEFINIDO É PRECISO SABER-SE PARA ONDE SE QUER IR. SÓ DEPOIS DISSO É QUE SE DEFINE COMO SE CHEGA LÁ.
NA NOSSA SITUAÇÃO ACTUAL PARECE-ME QUE O OBJECTIVO ESSENCIAL HOJE EM DIA É SABER COMO SAIREMOS DESTA CRISE EM QUE NOS METEMOS, O MAIS DEPRESSA POSSIVEL E COM MENOS CUSTOS. PARA ISSO SERÁ ENTÃO NECESSÁRIO DEFINIR UMA ESTRATÉGIA. SERÁ NESTE CONTEXTO QUE SE PODERÁ FALAR DE ESTRATÉGIA NACIONAL.
PARTINDO DO PRINCIPIO QUE TODOS ESTÃO DE ACORDO DE QUE PORTUGAL ESTÁ ATRAVESSANDO UMA GRAVE CRISE ECONÓMICA COM GRANDES REPERCUSSÕES SOCIAIS E QUE O OBJECTIVO NACIONAL MAIS IMPORTANTE SERÁ DEFINIR O CAMINHO PARA SAIR DESSA CRISE, ENTÃO SERIA OPORTUNO TRAÇAR OU DEFINIR UMA ESTRATÉGIA DE ÂMBITO NACIONAL (OU SEJA, PARA SER SEGUIDA POR TODOS) TENDENTE A ATINGIR ESSE OBJECTIVO GENERICAMENTE ACEITE. VIVENDO PORTUGAL NUMA DEMOCRACIA, PARA A DEFINÇÃO DUMA ESTRATÉGIA NACIONAL QUE PERMITA UMA MAIS RÁPIDA E INDOLOR POSSIVEL SAÍDA DA CRISE, SERÁ NECESSÁRIO QUE O POVO SE PRONUNCIE. COMO? NATURALMENTE ATRAVES DA ESCOLHA DE UM CAMINHO CLARO E SEM SUBTERFUGIOS APRESENTADO PELO GOVERNO EM FUNÇÕES. SE O GOVERNO SE ESCUSA A ISSO PREFERINDO TOMAR MEDIDAS AVULSAS, DESCOORDENADAS E ATÉ CONTRADITÓRIAS SERÁ NECESSÁRIO MUDÁ-LO. PARA ISSO EXISTE UM PRESIDENTE CUJO MANDATO VAI SER EM BREVE RENOVADO.
ESPEREMOS POIS QUE O PRESIDENTE RENOVADO NOS AJUDE A ESCOLHER A TAL ESTRATÉGIA NACIONAL CONSUBSTANCIADA EM MEDIDAS CONCRETAS E ARTICULADAS ENTRE SI, A SER SEGUIDA POR TODOS (Á FORÇA SE FOR PRECISO - PARA ISSO EXISTEM AS MEDIDAS DE EXCEPÇÃO CONSAGRADAS NA CONSTITUIÇÃO) APRESENTADA AOS ELEITORES PELO GOVERNO SAÍDO DE EVENTUAIS ELEIÇÕES CONVOCADAS PARA O EFEITO. SEJAMOS MENOS DOGMÁTICOS E APOSTEMOS NO PRAGMATISMO POIS SÓ ASSIM CONSEGUIREMOS ACOMPANHAR OS NOSSOS PARCEIROS EUROPEUS NESTA LUTA CONTRA A CRISE QUE NOS PODE LEVAR A TODOS PARA O ABISMO.
Albino Zeferino, 23/ 12/ 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário